top of page

Desde 1963

Diretor e Editor: Wilson Vidotto Bidu

Organização Paranaense de Comunicação

Cambé Notícias - 01 de Outubro 2019 - Ano 56 - nº 1852 
CambéAZ_BiduESTÚDIO_Logo_Barra11.jpg

Publicação: 11/10/2020, ás 09:30  / Arquivo: Cambé Notícias de 01/10/2019

Uma ponta de história em 1947

Sociedade dos Amigos de Cambé

Após o período de Emancipação do Município, foram eleitos os prefeitos progressistas que de fato desenvolveram o Município de Cambé: Dr. Archimedes Mozer, Dr. Antônio Waldemar Garcia, Dr. Roberto Conceição e o Dr. Jehovah Almeida Gomes. Eles realizaram a expansão, o desenvolvimento e a estrutura financeira e administrativa que Cambé tem hoje.

Jornalista Wilson Vidotto Bidu

Screenshot_2020-10-10%2520Camb%25C3%25A9
Screenshot_2020-10-10%2520Camb%25C3%25A9

No período do aniversário de Cambé, muitos cambeenses , que aqui moraram vem à cidade visitar parentes e amigos, e nos poucos eventos eles participam do embalo comemorativo da emancipação do município de Cambé, que se deu nos idos de 11 de outubro de 1947. Todos com boas lembranças dos desfiles no dia 11 de outubro, e dos muitos eventos comemorativos na comunidade, e em especial da tradicional Festas das Nações, onde as etnias faziam as suas representações artísticas, culturais e principalmente as suas culinárias. A Festa das Nações e muitos outros eventos na comunidade deixaram de acontecer na gestão do ex-prefeito João Pavinato, e na atual do Prefeito José do Carmo, numa clara demonstração da falta de identidade cultural e o abandono das tradições junto a população que paga seus impostos e principalmente às famílias pioneiras que construíram o Distrito de Nova Dantzig e agora a cidade de Cambé com seus 72 anos.

 

Uma ponta de história de Cambé em 1947

Osvaldo de Jesus Filho, conhecido como Osvaldinho de Jesus, cambeense passou sua infância, juventude e parte da sua vida adulta em Cambé, atualmente mora em Curitiba. Ele é filho de Osvaldo de Jesus, que foi um dos fundadores da APAE de Cambé. Lembrando alguns fatos que se passaram antes de Cambé, Osvaldinho diz “Meu pai, Osvaldo de Jesus, nos idos de 1946, era o único contador no então Distrito de Nova Dantzig, fez um levantamento dos dados estatísticos da população baseado no censo de 1940, e os dados econômicos para defender juntamente com seus amigos a criação do município, na época, não era do interesse dos políticos de Londrina emancipar o Distrito de Nova Dantzig,"      

Naquela época, as lideranças encabeçaram um movimento em busca da autonomia, fundando no dia 15 de maio de 1947,  a Sociedade dos Amigos de Cambé.  Foi junto ao Governador Moisés Lupion que o grupo de amigos local buscou apoio, com a influência e apoio do governador, foi elevado o Distrito de Cambé à categoria de Município. O primeiro prefeito foi Eustachio Sellmann, daí seguiram os novos prefeitos eleitos, primeiro Jacídio Correia e depois Dr. José dos Santos Rocha, que se revezaram no poder municipal por outras vezes. Fechando o ciclo conhecido como Emancipação Municipal de Cambé.

Com o advento da emancipação de forma voluntária a Associação dos Amigos de Cambé, livremente congregava os interesses da população, o que faltava eles procuravam atrair para o novo município de Cambé, as prioridades na época: escolas, cuidados com a saúde, produtos comerciais, serviços de profissionais, igrejas, produção rural, chácaras de verduras e hortaliças, além da criação de partidos políticos e o acompanhamento das gestões políticas municipais, tudo era visto muito de perto.

 

Cambé cresce e desenvolve

Após o período de Emancipação do Município, foram eleitos os prefeitos progressistas que de fato desenvolveram o Município de Cambé: Dr. Archimedes Mozer, Dr. Antônio Waldemar Garcia, Dr. Roberto Conceição (prefeito que faleceu no meio do mandato), vindo assumir seu vice Dr. Jehovah Almeida Gomes. Eles deram o suporte de infraestrutura, com a expansão e asfaltamento dos bairros, instalação da rede de esgoto através da Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto, e a criação e instalação do Parque Industrial de Cambé, gerando emprego e renda com a industrialização da cidade. Promoveram a cultura, a cidadania e o esporte, principalmente o futebol de campo, competindo com várias equipes de futebol nos campeonatos locais e regionais. A cidade passou a liderar jogos em nivel de Paraná com o CAC - Cambé Atlético Clube. Os prefeitos progressistas realizaram a expansão, o desenvolvimento e a estrutura financeira e administrativa que Cambé tem hoje.

bottom of page