top of page

Desde 1995

Da gente pra nossa gente 20 anos

Jornal
Retrato nº 220 - 01 de Outubro 2015 
CambéAZ_BiduESTÚDIO_Logo_Barra11.jpg
Aniversário de Cambé

Parabéns para a jovem senhora que completa 68 anos

Screenshot_2020-10-16Retrato_pdf.png

Vista parcial do centro de Cambé

Uma senhora cidade com mais de 103 mil habitantes de clima agradável, favorecida pelas rodovias BR-369 e PR-445 que tem sua agricultura voltada à soja e possui um rico parque industrial onde se destacam a agroindústria e indústrias químicas. Tem uma grande área verde, e muito ainda que crescer.

 

O seu comércio atualmente está em fase de expansão e hoje é possível adquirir excelentes produtos e marcas com preços competitivos. É importante que a cultura seja resgatada em Cambé. A cidade conta com um belo Centro Cultural de Cambé, inaugurado em 1990 com intuito de promover a cultura, conta com uma moderna arquitetura em sua construção, mas é pouco utilizado em termos culturais.

 

Entre os principais eventos de Cambé, destacava-se o tradicional evento "Festa das Nações", que tinha como objetivo o resgate, a preservação e a divulgação da história e da cultura do município. Funcionava como um elo entre os primeiros colonizadores e as gerações atuais, celebrando, por meio da gastronomia, das danças e músicas típicas, a união das etnias que ajudaram a formar a cidade. O evento coincidia com a comemoração do aniversário de emancipação política de Cambé. No entanto, o evento que atraia um grande público local e também das cidades vizinhas não tem acontecido, o que deixa a cidade sem atrações no período de outubro. A comunidade sente muita falta da FESTA das NAÇÕES que já foi palco de grandes alegrias na cidade.

 

Cambé décadas atrás já foi palco e destaque de muita cultura. O Maestro Andrea Nuzzi morou na cidade e regia vários coros e corais. Vários músicos e artistas viveram aqui em Cambé. A cidade respirava música.

Em janeiro de 1973 aconteceu um grande festival de Rock nacional, o Festival Colher de Chá, com a presença dos Mutantes, Joelho de Porco, Tony Osanah, A Chave, Os Vultos, Os Bárbaros e outras bandas. Promoção de Wilson Vidotto (Bidu).  O evento reuniu cerca de 6.000 pessoas no Clube Cascata durante um final de semana.

 

Nossa bela e receptiva cidade pode melhorar ainda mais. Basta boa vontade política e fiscalização cidadã. Tudo, claro, dentro de uma visão de coletividade que busque o interesse social, que privilegie o todo no lugar da parte. Segurança, cultura, saúde, educação, meio ambiente, empregos, enfim tudo que uma cidade precisa para atrair grandes negócios e ser sustentável.

 

As próximas gerações merecem uma cidade próspera, forte e principalmente com segurança, tema tão discutido e tão importante atualmente. Cambé merece e necessita de bons ventos com novidades e modernidade, pois sua gente tem feito por merecer.

 

A reciclagem do lixo, por exemplo, tem sido um assunto tão difundido em todos os cantos, no entanto, em Cambé continuamos sem ter a coleta de lixo seletiva. Uma atitude simples, onde é necessária vontade política. A população aguarda por políticas públicas com eficácia em relação ao meio ambiente de Cambé.

 

Como podemos observar, se soubermos utilizar os recursos da natureza, poderemos ter, muito em breve, uma cidade mais limpa e mais desenvolvida. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento  sustentável que toda cidade merece.

Cambé está na fila!

“A reciclagem do lixo, por exemplo, tem sido um assunto tão difundido em todos os cantos, no entanto, em Cambé continuamos sem ter a coleta de lixo seletiva. Uma atitude simples, onde é necessária apenas vontade política. "

bottom of page